Feed on
Artigos
Comentários

Brasil o novo Eldorado.

As noticias positivas sobre o clima econômico no Brasil alcançaram as primeiras páginas das publicações mais importantes da Alemanha e sendo assim da Europa, no Frankfurter Allgemeine Zeitung é possível se assistir um curto mas significativo vídeo sobre o crescimento do país e a atração que ele está exercendo aos investidores europeus.

Finanzplatz Sao Paulo

Brasilien als Eldorado für europäische Investoren

A valorização do Euro e a queda do dólar fazem os investimentos externos mais atrativos às firmas européias. O Brasil se transformou realmente num magneto para investidores estrangeiros, isto é oque informou a agência Standard and Poor´s que concedeu ao Brasil uma alta colocação no Investment-Rating e com definiu investimentos no país como atos seguros, espera-se que Bilhões de dólares fluam em direção ao mercado brasileiro.

Não deixa de ser uma notícia excelente.

Pouco tempo atrás a Câmara alemã de Indústria e Comércio alemã, a DIHK, publicava um relatório sobre o Brasil onde li coisas extremamente desanimadoras como uma análise dos custos relacionados á segurança e suas relações com a corrupção brasileira, isto parece ter desaparecido das análises de investimento atuais.

Digg!

272 Respostas para “Brasil o novo Eldorado.”

  1. em Maio 6, 2008 às 12:45 pm Rogério

    O Brasil sempre foi o Eldorado, até chegarem os portugueses…

    Ontem entendi perfeitamente o porquê da popularidade do Lula, um misto de sorte ( o investment grade caiu no colo )com um talento incrível para seduzir platéias. Em discuros para uma platéia do Pará, explicando o significado da palavra investment grade é notável o carisma e a inteligência social do presidente, não há atualmente, nem no PT nem em partido algum alguém com esse talento. Claro que carismma por si só não significada nada de bom, mas ajuda a convencer o rebanho.
    O grau de investimento é apenas um indicativo, mas que vai ajudar ninguém duvida.


  2. em Maio 6, 2008 às 3:54 pm Felix

    Rogério,

    Eu creio que você resumiu em poucas palavras o fenômeno Lula, carisma e inteligência social.


  3. em Maio 6, 2008 às 5:12 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Felix,
    como e’ mesmo que faco para registrar e ter um avatar?


  4. em Maio 6, 2008 às 5:13 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Quanto ao Novo eldorado…
    Sao poucos os brasileiros expatriados torcendo contra o Brasil. Um Brasil grande e forte bebenfica a todos. So’ vamos esperar que a ambicao de alguns nao jogue tudo pela janela outra vez..


  5. em Maio 6, 2008 às 6:59 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Quem colocou essa cara feia no meu nome?


  6. em Maio 6, 2008 às 7:04 pm Mordechai Cano

    Felix

    se tu e Judeu estas com todos os avatares.


  7. em Maio 6, 2008 às 7:09 pm Mordechai Cano

    Rogerio

    Os elementos de classificao de umpais sao dados pela poitica economica e fisal de um governo. Lembro ao caro colega que esta politica foi idealizada pelo FH e o lula teve a sabedoria de nao mexer no que estava muito bem feito.depois de mais de 15 anos da mesma politica estar sendo continuamente aplicada veio a classificacao favoravel, que nada e alem de uma classificacao, para qeu comecem a haver investimentos se faz necessario que existam porjetos serios e rentaveis.


  8. em Maio 6, 2008 às 7:11 pm Mordechai Cano

    Empresariso estramgeiros uerem invesir e criar empresas no Brasil, poruqe bolsa por bolsa, a de NY esta anos luz na frente da de sao paulo.


  9. em Maio 6, 2008 às 7:13 pm Mordechai Cano

    e claro que e um paso positivo, o Brasil deixou de ser um pais nao-serio, depois do estrago causado pelo sarney e pelo collor.


  10. em Maio 6, 2008 às 10:38 pm Felix

    Bom dia,

    :arrow: Carlos o avatar foi escolha automática do WordPress que tem um programa especial para analisar o comentarista e construir uma imagem gerada pelas mensagens que ele escreve.


  11. em Maio 6, 2008 às 10:42 pm Felix

    Mordechai,

    Onde entra nesta nova segurança brasileira os focos de tensão social e educação da população ? Duas coisas essenciais para desenvolvimento, crescimento sem desenvolvimento é coisa que se sustenta em ditaduras.

    Quanto a país não sério esta conversa é do tempo da guerra da lagosta, lembra do caso ?


  12. em Maio 7, 2008 às 12:44 am Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Esse programa entende portugues?
    Interessante, o que significa cada avatar?


  13. em Maio 7, 2008 às 7:09 am Cláudia

    Félix, na verdade coisas desse tipo - “análise dos custos relacionados á segurança e suas relações com a corrupção brasileira” - não passam de eufemismo para “taxa de lucro insuficiente”. É batata, se a taxa de lucro é boa, não tem corrupção, não tem tempo ruim, não tem impedimento, ou vai me dizer que a China é o país mais sério do mundo? Discurso, meu caro, essa é a verdadeira guerra.


  14. em Maio 7, 2008 às 7:45 am Mordechai Cano

    Felix

    as empresas classificadoras nao entram no merito da politica social ou do nem estar geral. E epanas um indicador de seriedade da economia e das seguridade maior para investir.

    A distribuicao da renda e algo que toca a politica local e nao tem relacao com os indices de seguranca para o investidor.


  15. em Maio 7, 2008 às 7:55 am Cláudia

    Só entram no mérito quando o lucro não é bom…aí metem o nariz em tudo que não lhes diz respeito.


  16. em Maio 7, 2008 às 7:57 am Mordechai Cano

    Claro , claudia, ninguem vai por dinheiro num determinado pais para perder.

    O que e bom e o lucro, a potica social cabe ao governo da mesma forma que cabe ao governo dar seguranca aos investidores.

    Lhe asseguro que os investidores estrangeiros nao etao nem ai para po que lula sabe ou deixa de saber.


  17. em Maio 7, 2008 às 8:01 am Mordechai Cano

    Felix

    fui informado,( e recebi por e-mail,) que comentarios meus sao colados deste espaco e postados em alguns dos blogs do estadao. E claro aa maioria deles editados, tirados de contexto etc…mas o seu blog esta ficando famoso .( eu ja sou..hehehe)


  18. em Maio 7, 2008 às 8:02 am Cláudia

    Pois é, Mordechai, e é com o Lula que os investidores estão sentindo segurança para investir. Interessante, né? E é também com este governo que o povo acordou para a política depois de quase duzentos anos de letargia.


  19. em Maio 7, 2008 às 8:02 am Rogério

    Mordechai

    Sem dúvida quem iniciou esse trabalho rumo à inserção do Brasil na competição global foi o governo FHC. Iniciar e mudar sempre é mais difícil que manter, sem tirar os méritos do governo Lula,pois dar continuidade nunca foi uma conduta dos governos brasileiros sempre movidos pelos imediatismos e remendos.
    Para sorte do Lula os frutos estão sendo colhidos agora, o resultado mais importante derivado de todas as mudanças estruturais, como a reforma da previdência, as privatizações e macroeconomicas,como a flutuação do câmbio, e a busca da estabilidade monetária, baseada na política de juros do banco central, foi a confiança necessária para que qualquer investidor se disponha a investir aqui no Brasil, ademais a preocupação em estabelecer e manter um superáviti primário foi importante para estabelecer esta confiança, sinalizando para os investidores que o país honraria os compromissos. E o mercado como sabe é medroso e ambicioso, procura a rentabilidade mas foge do risco.
    Por esta situação atual percebemos que a confiança em manter uma certa rentabilidade se sobrepõe à alguns problemas estruturais que ainda encontramos no Brasil, como a infra estrutura, a logística desfavorável do sitema viário em detrimento do ferroviario e aquaviário, o gargalo nos portos brasileiros, a legislação complicada, o judiciário e seus labirintos. Ainda há o problema da corrupção endêmica.
    Esses problemas são conhecidos pelos empresários, porém não sujeitos à surpresas, acredito que estes custos são contabilizados, levados em consideração, certamente este custo Brasil diminui a rentabilidade, porém, frente à segurança estabelecida nos últimos anos, no aspecto macroeconomico, é suficiente para essa tomada de decisão favorável a implementação de negócios em nosso país.


  20. em Maio 7, 2008 às 8:04 am Cláudia

    Vai para Hollywood.


  21. em Maio 7, 2008 às 8:08 am Rogério

    Cláudia

    Não acredito que foi com esse governo que o povo começou a sair da letargia, esse excepcional momento histórico, do povo escolher um representante legitimamente seu, é fruto da abertura política iniciada pós ditadura, um processo lento e doloroso, mas um processo que podemos creditar à história e não há um determinado governante.


  22. em Maio 7, 2008 às 8:09 am Mordechai Cano

    Rogerio

    eu concordo com o que voce menciona, mas, se consideramos que a abordgaem economica de um socio-comuna, deveria ser a oposta da de um neo liberalista como e FH, entao eu analiso que o lula deve ter recebido pressoes enormes para mudar a politica do Fh e fazer uma politca mais identificada com a ieologia petista, se bem hoje sabemos que op pt nao tem ideologia alguma.
    No entanto nao podemos deixar de reconmhecer que o lula se recusou a mudar a politica do FH, e isso e sim um meerito. Era muito mais facil cair numa de evo e se alinhar ao louco chavez.


  23. em Maio 7, 2008 às 8:09 am Mordechai Cano

    Claudia

    ja estou analisando o contrato para um filme….”" Mordechai o heroi da internet”" ou “” mais uma vitoria do povo Judeu”


  24. em Maio 7, 2008 às 8:11 am Mordechai Cano

    Claudia

    acordou nao, se tivesse acordado o lula nao teria sido reeleito.


  25. em Maio 7, 2008 às 8:12 am Cláudia

    Rogério
    Todo processo tem seus altos e baixos e eu continuo afirmando que este governo é um dos pontos altos. A identificação da população mais pobre com o perfil do presidente, a facilidade de comunicação dele, a ênfase na área social, são alguns dos elementos que justificam, no meu entender, essa virada.


  26. em Maio 7, 2008 às 8:15 am Mordechai Cano

    Claudia

    nao e com o lula que os investidores se sentem seguros. e com a poiticica economica do pais que foi criada pelo governo FH e continuada pelo nossa grande socio-comuna de arake.


  27. em Maio 7, 2008 às 8:17 am Mordechai Cano

    Claudia.

    voce tem a mania dos comunas…” e com o lula que se sentem seguros”" nao e uma pessoa e a politica economica seguida faz mais de 15 anos, inlcuindo os 10 anos do FH.

    Voce precisa de um lider, de um guia, de um fazedor de tudo, de um fidel, de um stalin, de um mao…nao tem essa de a seguranca que da o lual…o lula nao da nadqa, sao as instuticoes economico-financieras do pais.


  28. em Maio 7, 2008 às 8:18 am Cláudia

    Poderia ser também O ET de Israel.


  29. em Maio 7, 2008 às 8:19 am Mordechai Cano

    Tem mais,

    O lula nao teve comoetencia para invetar nada do ponto de vista economico, ele apenas sewguiu o que o FH deixou portinho.
    NO que toca a corrupcao e bandidismo, tambem nao inventou nada, ele apenas aumentou estes dois itens.


  30. em Maio 7, 2008 às 8:20 am Cláudia

    As instituições. Ponto.


  31. em Maio 7, 2008 às 8:20 am Mordechai Cano

    Poderia ser qualquer um ou qualquer coisa.


  32. em Maio 7, 2008 às 8:21 am Cláudia

    Ai, chega, você parece um disco enroscado…não tenho paciência, dá licença.


  33. em Maio 7, 2008 às 8:29 am Rogério

    Mordechai

    Que sorte que o PT não tem ideologias, estas são mentiras cristalizadas e quadradas, não funcionam, a história prova isso, prefiro a palavra - princípios - que apesar de parecerem ser, em um determinado momento, utópicos, são luzes à frente do pântano que a realidade por vezes nos mostra.
    E apesar de tudo, esse governo seguiu alguns princípios humanistas, o aumento real do salário mínimo, o aprofundamento dos programas sociais, a preocupação com a agricultura familiar e muitos etcs.
    Conseguiu aliar a prática à realidade liberal da qual não é possível escapar, com consciência socialista, visando a distribuiçã de renda e etc, que no finao das contas irá auxiliar o projeto liberal.
    Esse governo tem esse mérito, não foi só por sorte é que o Lula foi reeleito. No que toca á política externa, perseguiu o diálogo e a reconciliação, nos episódiso da nacionalização do gás boliviano e agora com a energia de Itaipú, o diálogo não foi interrompido em nenhum momento, muito menos foi utilizado o subterfúgio do big stick, se Evo Morales quis fazer colar o discurso de que o Brasil é imperialista, não demos o menor motivo ou chance para que este se instaurasse, graças à nossa diplomacia conciliatória, nós brasileiros somos bem vistos aqui na América do Sul, é melhor perder algo aqui, para conseguirmos algo maior lá na frente, como a intergração economica e política do continente, sendo o Brasil, naturalmente e sem fazer muita força( sem bravatas nacionalistas) o lider inconstestável.


  34. em Maio 7, 2008 às 8:34 am Rogério

    Cláudia

    Sim esses fatores são importantes, porém se não houvesse a percepção principalmente pelas classes menos favorecidas de que a economia melhorou, talvez este panorama não fosse tão favorável, o efeito da melhora no padrão de vida é um fator determinante.
    E essa percepção foi melhorada também por causa dos programas sociais, aumento do salário mínimo, não considero que o Lula deixou de ser socialista, acho que foi esperto o suficiente para adaptá-lo à nova realidade.


  35. em Maio 7, 2008 às 8:39 am Mordechai Cano

    rogerio

    Analizando as coisas friamente e como um economista que nao sou, o aumento do salario esta sempore atrelado ao crecimento economico, nao e uma consecao e uma necessidade para ser ter a mao de obra necesaria.
    Se o governo quiser porgramas sociais, ele pode, se repassar as empresas estas repasarao aos cutos e ai se forem programas de mais, os programas sociais inviabilizarao os investimentos.

    Eu continuo afirmando que o maior programa social e a criacao de empregos que dispensa a ajuda social e da dignidade ao ser humano, e somente criam-se empregos se ouver um trato justo as empresas e uma politica economica estavel e viavel.
    No que toca a bolivia, ele nao tinha nada alem do que negociar, o Brasil e dependente do gaz boliviano e uma briga teria tido consequencias ainda piores do que o aumento do produto e a sua nacionalizacao. Itaipu…nadqa sei, nao posso opinar.

    So sei que o Brasil e o pais mais imperialista ( mais do que ios USa) na america latina, se imperialismo for dominar um continente do ponto de vista economico. e isso ja contecia algunas decadas antes do lula.


  36. em Maio 7, 2008 às 8:51 am Mordechai Cano

    Felix

    voltando ao seu comentario anterior, lembro que o apogeu da economia chilena se deu durante o regime de pinochet o que prova que fatores internso afetam pouco os medidores economicos, a ano ser que tenha uma revolucao, ai nao tem indicador que aguente.


  37. em Maio 7, 2008 às 8:54 am Rogério

    Mordechai

    Os aumentos reais do salário mínimo foram concedidos antes desta fase favorável na economia, não sou economista também, porém sei que cada real injetado pelo estado na economia gera um efeito multiplicador baseado num quociente que pode variar dependendo das características desta economia, ( vide Keynes e a grande recessão americana pós 27 )dependendo deste fator, um real pode se transformar em 1,50 por exemplo.
    E isso funciona também no caso dos programas sociais, sem falar no efeito de segurança que estabelece em famílias muito carentes, que sem a terrível pressão pela sobrevivência básica, pode direcionar esforços em educar os filhos, mantendo-os na escola e até pensar em empreendimentos que gerarão a auto suficiencia economica destas famílias. Naturalmente esses programas não podem durar, para não viciar e aleijar.
    Vejo que o contrário pode ser verdadeiro, o aumento real do salário mínimo e programas sociais, aumentaram o fermento da economia e não drenaram recursos,afinal esses recursos aplicados pelo governo acabam voltando para a economia.
    No caso do gás boliviano, poderíamos ter endurecido o discurso, porém seria, ao contrário de demonstrar força, alimentaria o discurso populista de Evo utilizado para insulflar o nacionalismo em seu país, principalmente entre os índios que o elegeram. Você pode em nome de uma nomenclatura achar que possuindo uma economia forte o Brasil possa ser classificado de imperialista, porém atingimos este patamar, sem interferir na política de vizinhos, sem invadir qualquer país, ao contrário, apenas agregamos. Se isso é imperialismo só podemos pensar que é um bom imperialismo.


  38. em Maio 7, 2008 às 9:04 am Mordechai Cano

    Rogerio

    confesso que nao tenho uma visao exata da politica em outros paises da america latina, tal seja o que voce disse.

    No que toca ao salario minimo, ele vem d=sido aumentado por todos os governos anteriores ao do lula, e economia mundial tem crecido e com ela o salrio em todos os paises do mundo, nao poderia ser diferente no Brasil. De uma olhadela no aumento geral da massa salarial no mundo e vera que, a rigor no Brasil foi um dos paises onde menos aumentou.

    Como voce muito bem expus, o aumento do salario acaba sendo injetadao na economia via compras gerais, entao essa massa salarial aumentada nada faz senao ajudar a melhorar a economia como um todo.


  39. em Maio 7, 2008 às 9:08 am Rogério

    Mordechai

    O Brasil vive dando concessões no âmbito do Mercosul, basta a Argentina chiar para entrarmos com nossa benevolência, porém um mercosul sólido é muito mais favorável para todos, se conseguirmos como a Europa, caminharmos para a unficação monetária e política, seria muito melhor, afinal com o livre trânsito de mercadorias e pessoas, ( o que de certa forma já ocorre )meu país passaria a ser todo o continente e não “apenas” o Brasil. Sem falar que com a integração, dimimuem cada vez mais os motivos de um conflito.


  40. em Maio 7, 2008 às 9:09 am Mordechai Cano

    Rogerio

    obriogado pela sua aula de politica internacional na america latina. Estou totalmente por fora.


  41. em Maio 7, 2008 às 9:12 am Mordechai Cano

    Rogerio

    so quero lhe dizer que, nem tanto agora, mas teve uma fase de negocios da minha vida em que percorri toda a america latina uma duzia de vezes e lhe asseguro que a influencia do Brasil, em qualquer campo da atividade dos paises e enorme, com a esecao do Chile, esse pessoal e muito arrogante.

    O maior indice de admiracao e influencia do brasil o percebi na Argentina.

    se nao tivesse o lula, com certeza o evo teria sido muito pior com o Brasil, na bolivia o Brasil e visto como mais imperialista do que os USA.


  42. em Maio 7, 2008 às 9:14 am Rogério

    Mordechai
    No Governo FHC não foi dado aumento real, ou seja acima da inflação do período, como no governo Lula, claro que naquele período, de ajustes de contas, com a dívida interna crescendo vertiginosamente acredito que não seria possível ser concedida esta margem, até por que as aposentadorias estão atreladas ao salário mínimo e o impacto nas contas da previdência seria grande. Porém acredito que esse aumento real do salário mínimo no governo Lula sofreu influência maior da linha socialista do governo Lulas do que apenas por crescimento economico. No entanto não passa de especulação de minha parte, não tenho dados objetivos para afirmar nada.


  43. em Maio 7, 2008 às 9:18 am Cláudia

    Rogério
    O que exatamente você quis dizer com “aumentos reais do salário mínimo foram concedidos antes desta fase favorável na economia”?

    Mudando de assunto, não quero ser puxa-saco mas algumas coisas não podem passar sem registro. O seu senso de humor é ótimo, Félix, muito refinado.


  44. em Maio 7, 2008 às 9:18 am Mordechai Cano

    Rogerio

    todo assistencialismo tem o seu preco e quem o paga e o pais.

    Aumentar o salario minimo sem eira nem beira seria uma irresponsabilidade que somente faria frear a economia e aumentar a divida publica do governo que e a resposavel pela ridiculas taxas de juros que se praticam no pais.


  45. em Maio 7, 2008 às 9:19 am Rogério

    Mordechai

    Ontem assisti um programa chamado “viagem para” de um jornalista que percorre outros países. Neste programa ele viajou para a bolívia, e mostrou a situação de brasileiros plantadores de soja e trigo em Santa Cruz de la Sierra, estes produtores narraram ao jornalista que não tem medo de uma nacionalização de suas terras, pois são importantes para a economia da região. Mas é possíve que o Brasil seja visto por alguns como imperialista, é natural que se procure um bode expiatório ou inimigo comum, mas é importante que não realcemos esta imagem com atos intransigentes, considero muito mais favorável cultivar as boas relações com os vizinhos.


  46. em Maio 7, 2008 às 9:27 am Rogério

    Mordechai

    É um fator a ser considerado, dizem que o déficit público elevado é um gargalo para a economia, pois temos que manter a carga tributária alta, a fim de pagar as despesas do governo, porém a sociedade não é composta de numeros, estamos falando de pessoas que sofrem os efeitos da subnutrição, os brasileiros são a prioridade máxima, a economia pode esperar um pouco mais, já passamos décadas estacionados, agora estamos crescendo a cinco por cento e pelo que parece, de maneira sustentável, mesmo com programas sociais e outras “despesas”.


  47. em Maio 7, 2008 às 9:34 am Mordechai Cano

    Rogerio

    estou a 100% de acordo com voce e solidario com todos os que nada tem, no entanto eu insisto que a solucao nao e assitencialsmo e sim geracao de empregos.

    Que o geoverno icentive a industria as pequenas e medias empresas e estas gerao empregos ate para pessoas sem qualificacao.
    Que o Governo e o BNDES preparem programas especiais para a instalacao de empresas em regioes onde o desemprego e grande, euq eo governo para de emprestar a quem nao precisa e que empreste a quem necessita para crescer.

    O que esta faltando e uma solucao a longo prazo que da mais trabalho do que o assitencialismo a curto.

    A solucao para a falta de todas as coisas e o trabalho que nao e gerado por decreto nem por politicas assistenciais,mas por uma seria e nao corrupota politica de apoio as pequenas e medias empresas, e por programas que atraiam as empresas a se instalarem em regioes onde o desempprego e alto, como ja disse anteriormente.


  48. em Maio 7, 2008 às 9:36 am Mordechai Cano

    Rogerio

    a solucao e mais simples do que parece, mas o assistencialsmo da votos e as epresas nao dao.

    Na minha opiniao essa e a essencia do socialismo. Criar uma classe de asssistidos que sao voto certo nas proximas eleicoes.


  49. em Maio 7, 2008 às 9:36 am Cláudia

    Uma vez ouvi dizer que metade da dívida pública brasileira era resultado da divídas de empresas privadas falidas.


  50. em Maio 7, 2008 às 9:39 am Cláudia

    Passivos contingentes parece que é o nome certo.


  51. em Maio 7, 2008 às 9:41 am Mordechai Cano

    Claudia

    ouviou errado

    empresa que fale nao custa ao governo nada alem dos impostos nao recolhidos.O governo nada faz pelas empresas e quando emporesta e basaeado nas garantias reais.

    ouvistes errado


  52. em Maio 7, 2008 às 9:42 am Mordechai Cano

    eu estou atras de um emprestimo para uma empresa que gerara centenas de empregos para pessoas nao qualificadas e o grande BNDES somente me empresta contra garantias reais. Nao arrisca nem um centavo, e do governo nada se obtem.


  53. em Maio 7, 2008 às 9:42 am Cláudia

    Se a empresa não tem dinheiro quem é que paga as ações trabalhistas?


  54. em Maio 7, 2008 às 9:44 am Mordechai Cano

    Ninguerm,

    na maioria fas falencias ninguem recebe e nada, e por lei, se houver algo para leiloar, as dividas trabalhistas sao as primeiras a serem pagas.


  55. em Maio 7, 2008 às 9:47 am Mordechai Cano

    Alias eu conheco empresa que faliu por nao ter grana para fazer as demissoes necessarias a restruturacao ….ai os empregados perderam tudinho….


  56. em Maio 7, 2008 às 9:47 am Mordechai Cano

    falencia e falencia, ninguem ganha todos perdem.


  57. em Maio 7, 2008 às 9:50 am Mordechai Cano

    a divida publica e o resultado do tamanho e da ineficiencia do estado e da politica paternalista de dar o que nao e do governo.


  58. em Maio 7, 2008 às 9:53 am Cláudia

    Garantias reais seria o que, comprovação de patrimônio, de capital, algum depósito?


  59. em Maio 7, 2008 às 9:54 am Mordechai Cano

    nao…garantias…predios, apartamentos, casas…etc.


  60. em Maio 7, 2008 às 9:56 am Cláudia

    Mas o governo foi - acho que ainda é - o maior financiador no Brasil, Mordechai.


  61. em Maio 7, 2008 às 9:56 am Mordechai Cano

    entre as exigencias do bndes e qualuqer outro banco nao ha diferenca alguma. qual a porcaria da funcao solcial do bndes??? empresta grana a bolivia nao nao a projetos que vai gerar empregos ???


  62. em Maio 7, 2008 às 9:56 am Cláudia

    Bom, você comprova que tem no ato do empréstimo. Se perder tudo quem fica com o mico é o governo.


  63. em Maio 7, 2008 às 9:57 am Mordechai Cano

    Sim claudia
    para a vale do rio doce, a petrobras, a embraer etc…..


  64. em Maio 7, 2008 às 9:59 am Mordechai Cano

    E claudia, seia assim, entao para que e que o BNDEs tem essas centenas, se n ao milhares de economistas, admin istradores, ingenheiros, arquitetos etc etc etc, que deveriam analisar porjetos e dar parecer a respeito???.

    E quando se da 80 pratas por mes a milhoes , quem e que fica com o mico??? eles vao pagar o emprestimo???


  65. em Maio 7, 2008 às 10:02 am Mordechai Cano

    entao, esse e o meu ponto de vista, se o governo tem bilhoes para “”"dar”"” porque nao destina um fiundo para ajudar a criacao de empresas e, ajuda mesmo a administra-las???.
    Te dou um exemplo, o Estadod e Israel tem uma politica que “”DA”" 25 a 32 % do valor total do investimento a ser realizado se empresas se instalarem em determinadas regioes.

    O Governo “”DA”" nao empresta, a sua pergunta sera , quantos canos tomou a rsposta e varios mas as vantagens de ter umas dezenas de empresas que deram certo valeu apena tanto que o propgrama continua.


  66. em Maio 7, 2008 às 10:03 am Cláudia

    Mordechai,não sei se entendi o que você falou. O que eu quis dizer é que a garantia contratual a rigor não diz nada além de que HOJE o fulano está mais apto a receber o empréstimo que o beltrano. Amanhã o fulano perde tudo e quem dança é quem emprestou o dinheiro.


  67. em Maio 7, 2008 às 10:06 am Cláudia

    Isso acontece, Mordechai, existe o SEBRAE, SESI, SENAI…na verdade acho que há infraestrutura de sobra, o que talvez falte sejam bons negociantes que saibam aproveitar as condições. Talvez, não sei.


  68. em Maio 7, 2008 às 10:08 am Cláudia

    O sistema financeiro privado do Brasil também é bem emperrado.


  69. em Maio 7, 2008 às 10:16 am Mordechai Cano

    Claudia

    Voce poe as coisas de forma muito simplista.

    Quando qualquer banco tem garantias reais estas garias serao executadas em caso de nao pagamentos das clausulas contratuais.

    O risco de uma insituicao bancaria emprestar sem garantias, esta ligado a suposta analise do porjeto pelo orgao que va emprestar.
    Se alguem quer por uma fabrica de aquecedores no rio de janeiro, porvavelmente nao dara certo, entao e ai que os quadros do banco deveriam analizar a viavilidade economico e financeira do poirjeto, analizar quem e que va tocar ele e muitas outras coisas e ai que a grana seria ou nao, aporvada.
    De qualquer forma, o BNDES nunca fica totalmente na mao ( a nao ser em casos de prefeituras) porque se ue pegasse a grana para esta fabrica, os equipamentos o predio que a grana de bndes ajudaou a financiar, ficariam como penhor pela divida.

    po claudia, nao dao poque de mim nao vao levar nenhum, mas dao para prefeituras poque todos estao levando por fora.


  70. em Maio 7, 2008 às 10:18 am Mordechai Cano

    Claudia

    conheco gente muito bem relacionada e meus advogados sao muito, mas muito bem conectados. Te asseguro que grana que e boa, nao sai, se houvesse uma remota possibilidade, ja teria saido.


  71. em Maio 7, 2008 às 10:20 am Mordechai Cano

    Nao claudia

    o privado exige a mesma coisa do que o BNDES, nao ha diferenca alguma.


  72. em Maio 7, 2008 às 10:23 am Cláudia

    Não faça mesmo, Mordechai. Vai que dá um azar de a Polícia Federal estar fazendo alguma investigação - aliás, esteve, né? - e pega você fazendo coisa errada? Daí você vai ficar famoso de verdade, só que do pior jeito.


  73. em Maio 7, 2008 às 10:24 am Mordechai Cano

    Gringo, via de regra, nao da por fora pra ninguem. Tem mais, se pedem por fora eles caem fora.


  74. em Maio 7, 2008 às 10:25 am Mordechai Cano

    Nao dou, nunca dei, e nao darei…EM TODOS OS SENTIDOS


  75. em Maio 7, 2008 às 10:27 am Cláudia

    Estranho, Mordechai. Já tentou o Banco do Brasil?


  76. em Maio 7, 2008 às 10:28 am Cláudia

    Gringo não dá por fora? Tá…


  77. em Maio 7, 2008 às 10:29 am Mordechai Cano

    claudia, tentei todos os bancos ate o city atraves da matriz deles em NY.

    Dos Brasileiros ate o safra, passando pelo bradesco o bb e todos os outros.


  78. em Maio 7, 2008 às 10:31 am Mordechai Cano

    Via de regra nao, pode ter alguns que dao ou que deram, mas isso e tao dificil de comporvar e de contabilizar por aqui que, te asseguro que dar por fora esta perto do impossivel.Nem se trata de decencia trata-se de dificuldade tecnica.


  79. em Maio 7, 2008 às 10:32 am Cláudia

    Poxa, Mordechai, desse jeito eu vou ter que limpar minha poupança para te ajudar…não acredito que nem o Safra te ajudou. E a solidariedade, onde foi parar?


  80. em Maio 7, 2008 às 10:33 am Mordechai Cano

    aceito. te mando a conta e podes fazer o deposito…


  81. em Maio 7, 2008 às 10:36 am Cláudia

    Garanto que se eu fizer o depósito você não vai nem notar a diferença.


  82. em Maio 7, 2008 às 10:37 am Mordechai Cano

    heheheheh

    essa foi boa!!!!


  83. em Maio 7, 2008 às 10:40 am Cláudia

    Vou almoçar. Até mais.


  84. em Maio 7, 2008 às 10:42 am Mordechai Cano

    bom almoco


  85. em Maio 7, 2008 às 11:38 am Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Bom Dia,
    Discussao esta’ animada.
    Parece que quem vai ter qu emuda ro nome agora e’ a Claudia. Pois o Eden nao e’ mais aqui, o eden parece ter s emudado par ao Brasil.


  86. em Maio 7, 2008 às 11:44 am Mordechai Cano

    Massa

    O eden Brasiliero e aindamuito seletivo.


  87. em Maio 7, 2008 às 11:47 am Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Moderchai
    No eden brasileiro os anjinhos mais alegres sao os filhos e parentes do lula….ah, e os amiguinhos tambem, aqueles que so’ apareceme cpi mas nunca vao pra’ cadeia. Nem multa pagam!
    Quero ser anjo neste eden..


  88. em Maio 7, 2008 às 11:51 am Mordechai Cano

    Pois e Massa

    esse e o eden seletivo.


  89. em Maio 7, 2008 às 11:54 am Mordechai Cano

    mais tem alguns requisitos, como falar…” Nois vai”", eles vai, nos faz , votaram ni mim,.

    Qualquer concordancia verbal e imediatamente punida com a saida do paraiso.

    Se falares ingles entao, deves escnder esta habilidade que e absolutamente prohibida no eden Brasileiro.

    diploma so o do sebrae opu do mobral. Se for secundario completo so serve o do supletivo.


  90. em Maio 7, 2008 às 12:00 pm Rogério

    “Que o geoverno icentive a industria as pequenas e medias empresas e estas gerao empregos ate para pessoas sem qualificacao.
    Que o Governo e o BNDES preparem programas especiais para a instalacao de empresas em regioes onde o desemprego e grande, euq eo governo para de emprestar a quem nao precisa e que empreste a quem necessita para crescer.”

    Mordechai

    O dinheiro destinado aos programas sociais perto do orçamento do estado, é pouco, veja:

    “Veja os principais programas do governo:

    1. Bolsa-Família

    É o carro-chefe dos programas. Criado em 2004, a partir da reforma e fusão de programas de transferência de renda já existentes, beneficia famílias em situação de pobreza - com renda mensal por pessoa de R$ 60 a R$ 120 - e extrema pobreza - com renda mensal por pessoa de até R$ 60. Para permanecerem no programa, as famílias precisam cumprir determinadas condições, como a permanência das crianças de até 15 anos na escola, com freqüência mínima de 85%; e a atualização das carteiras de vacinação.

    Beneficiados - 11 milhões de famílias.

    Investimento previsto para 2008 - R$ 10,9 bilhões

    2. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)

    Criado em 1996, ainda na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é um programa que tem por objetivo retirar crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos de idade do trabalho infantil considerado perigoso - aquele que coloca em risco sua saúde e segurança. O Peti concede bolsas mensais - que chegam a R$ 40 - para que a criança ou adolescente freqüente a escola. E promove atividades culturais e esportivas, artísticas e de lazer em período complementar.

    Beneficiados - 875 mil crianças e adolescentes

    Investimento previsto para 2008 - R$ 368 milhões

    3. Luz para Todos

    Foi criado em novembro de 2003 para levar energia elétrica a 10 milhões de brasileiros residentes no meio rural até o ano de 2008, e dessa forma universalizar o acesso a energia a todas as pessoas.

    Beneficiados - 7,2 milhões

    Investimento previsto para 2008 - R$ 3,5 bilhões

    4. Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos

    O programa é voltado para pessoas com 15 anos ou mais e faz parcerias com Estados, municípios, universidades, empresas privadas, organizações não-governamentais, organismos internacionais e instituições civis para combater o analfabetismo. É articulado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem por objetivo ainda fortalecer políticas que estimulem a continuidade nos estudos e a reinserção nos sistemas de ensino.

    Beneficiados - 8,9 milhões de pessoas

    Investimento previsto para 2008 - R$ 381 milhões

    5. ProUni

    Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos ter por objetivo permitir o acesso de jovens de baixa renda à educação superior, por meio da concessão de bolsas de estudo, integrais ou parciais. Os beneficiados são estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. As instituições precisam aderir ao programa e recebem, em contrapartida, isenção de alguns tributos. Os critérios de seleção são os resultados dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o perfil socioeconômico.

    Beneficiados - 116 mil pessoas em 2005

    Instituições privadas cadastradas - 1.142

    Mordechai

    Agora veja só o que separamos para pagar os juros da dívida:

    Brasília - O governo central, formado pelo Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, terminou fevereiro com superávit primário de R$ 5 bilhões, queda de 67,5% em relação a janeiro, quando a economia de recursos havia somado R$ 15,4 bilhões.

    Relatório divulgado hoje (2 8) pela Secretaria do Tesouro Nacional informa que essa redução ocorreu devido à arrecadação menor no mês passado, em relação a janeiro – o que é considerado normal, pois o primeiro mês do ano é marcado pelo pagamento da primeira cota do Imposto de Renda das empresas e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

    A queda no superávit primário em fevereiro, no entanto, não impediu que o governo central fechasse o primeiro bimestre de 2008 com economia maior que no mesmo período do ano passado. De acordo com o Tesouro Nacional, no acumulado de janeiro e fevereiro, o superávit foi de R$ 20,4 bilhões, 35% a mais que nos dois primeiros meses do ano passado.

    As receitas do Tesouro Nacional passaram de R$ 95,3 bilhões em janeiro e fevereiro de 2007 para R$ 114,7 bilhões nos dois primeiros meses de 2008 – aumento de 20,3%. As despesas aumentaram em ritmo menor, passando de R$ 63,2 bilhões para R$ 72,7 bilhões, com alta de 15%.”

    Mordechai, 5 bilhões em apenas um mês, só para pagar os juros da dívida, perceba também que o crescimento da arrecadação vem crescendo mais que as despesas, muito por conta do aquecimento da economia.
    Se pensarmos que este dinheiro aplicado nos programas sociais retorna integralmente para a sociedade ( acho que não depositam esse dinheiro na Suiça )e produz reflexos inclusive na educação dos filhos dos beneficiados, concluimos facilmente que não se trata de despesa pura e simples e sim de investimento. Já os juros pagos, não tenho idéia para onde vão…

    Num país com uma piramide social favorável como alguns países Europeus, falar em programas sociais seria realmente um absurdo, porém devido à piramide aguda que encontramos em nosso país, concluimos que este investimentos sociais, devem ser realizados no curto prazo, devido à urgencia, pois uma base de desvalidos gera reflexos perversos na sociedade brasileira, entre eles, falta de qualificação, doenças, desnutrição e a violência que grassa nas principais cidades.


  91. em Maio 7, 2008 às 12:03 pm Cláudia

    O Paraíso sempre foi aqui, Massaranduba. Que lugar do mundo tem as praias, a comida e as pessoas tão legais como aqui no Brasil?


  92. em Maio 7, 2008 às 12:05 pm Cláudia

    Estão dizendo que a Hillary vai desistir, é verdade?


  93. em Maio 7, 2008 às 12:07 pm Rogério

    Aqui realmente não é o Eden, é melhor, pois no Eden só havia uma mulher e esta já tinha dono.

    Haja costela para tanta mulher, mas como diz uma musica regional daqui, se a mulher foi feita da costela e é essa maravilha, imagine se fosse tirada do filé.


  94. em Maio 7, 2008 às 12:10 pm Mordechai Cano

    Rogerio

    uau…que boa fonte de informacao.

    Beleza, o quadro pintado e bom, no entanto eu insisto que a melhor forma de criar condicoes dignas de vida nao e o assistencialismo ( educacao nao e assistencialismo)mas a geracao de novos empregos.

    Mas voce me deu uma aula de recuros e alocacoes e botou uma duvida enorme na minha cabeca.

    Com esse superavit primario, porque e que o BC dita taxas de juros tao altas???poque e que o governo toma dinheiro pagando juros tao altos se as despesas dele sao menores do que a receita???


  95. em Maio 7, 2008 às 12:12 pm Mordechai Cano

    claudia

    a resposta e ISRAEL……….. ESSE E O PARAISO.

    PARABENS PARA ISRAEL NESTA DATA QUERIDA, ,UITAS FELICIDADES MUITOS MILENIOS DE VIDA!!!!!


  96. em Maio 7, 2008 às 12:12 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Claudia,
    voce mora em Sao Paulo?
    Dizem que ela vai desistir..


  97. em Maio 7, 2008 às 12:15 pm Cláudia

    Deve ser por que há muita demanda reprimida. Se liberar, amanhã a inflação tá batendo no teto de novo.


  98. em Maio 7, 2008 às 12:16 pm Cláudia

    Parabéns para Israel que, talvez, seja a segunda terra mais bonita do mundo


  99. em Maio 7, 2008 às 12:19 pm Cláudia

    Será que aquela exibição de força que até a Patrícia colocou no último post dela era, na verdade, o canto do cisne?
    Moro em São Paulo, Massaranduba. Por que?


  100. em Maio 7, 2008 às 12:19 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Rogerio,
    do qeu adianta ter esse mundo de mulher, se a minha, nao deixa eu mijar fora do pinico?
    Claudia,
    quanto as praias, as do brasil sao otimas, mas nao sao unicas. Aqui algumas sugestoes: Hawaii, Bahamas, Taiti…


  101. em Maio 7, 2008 às 12:22 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    So’ curiosidade. Assim posso entender melhor alguns comentarios.


  102. em Maio 7, 2008 às 12:24 pm Felix

    Para meus queridos amigos em Israel meu mais forte e sincero abraço, paz…segurança e prosperidade á esta terra jovem nos seus 60 anos.

    Mordechai,

    ¨Pensa o outro lado, só quem tem fama é difamado¨
    Millôr Fernandes

    Enquanto estiveram nos comentando(pelo menos os que ví comentarem…)estaremos no caminho correto.

    No mais só estou sorvendo a conversa entre vocês, estou fechando meu expediente de trabalho por hoje, tem gente me esperando em casa para o jantar.

    até mais.


  103. em Maio 7, 2008 às 12:26 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Agora falando serio:
    O que faz um lugar ser o Eden?
    Ser feliz….Tem aquele livro do cara que viajou o mundo inteiro, e descobriu que o melhor lugar do mundo era sua cidadezinha natal la’ no meio de Ohio.
    Assim como os familiares de minha esposa acham que o melhor lugar do mundo e’ a cidadezinha deles la’ no interior de sao paulo. E todo mundo que e’ da cidade de sao paulo e’ um infeliz.
    Mas resumindo, como diria minha esposa, bom mesmo e’ que todos sejam felizes. Pois pessoas felizes nunca t edao trabalho. Quem enche o saco, sao os infelizes! Porisso que casei com ela!


  104. em Maio 7, 2008 às 12:28 pm Rogério

    Mordechai

    Os juros altos, segundo dizem, se deve à politica monetária, para conter a inflação e seus efeitos corrosivos, tanto é verdade que com a pressão inflacionária gerada nestes ultimos meses devido à alta dos alimentos, o BC elevou os juros para desaquecer a demanda.
    Porém este é um mecanismo utilizado por todos os outros países e nenhum tem uma taxa de juros tão alta, segundo me consta isso ocorre devido a carga tributária alta, consequência dos gastos altos da máquina pública, não sei dizer exatamente o mecanismo mas sempre leio nas análises que esse é o principal motivo, na época do FHC os juros também eram elevados para garantir o aporte de investimentos, principalmente o especulativo de curto prazo, para fechar as contas, no entanto já não ocorre este problema pois há uma oferta muito grande de dólares derivado dos investimentos diretos, aplicação na bolsa brasileira,predominantemente, apesar do capital especulativo ainda ser muito atraido devido à essa rentabilidade que os juros brasileiros estratosféricos proporcionam.


  105. em Maio 7, 2008 às 12:29 pm Cláudia

    Só que nas daqui não tem tsunami, vulcão…


  106. em Maio 7, 2008 às 12:30 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Mas tem arrastao.


  107. em Maio 7, 2008 às 12:31 pm Rogério

    Massaranduba

    Eu também sofro deste problema, mas pelo menos o visual da paisagem é bem agradáve, olhar não tira pedaço e não configura uma traição assim tão grande.


  108. em Maio 7, 2008 às 12:58 pm Mensageiro do Apocalipse

    Rogério,

    Havia visto tempos atrás uma entrevista do FHC, onde ele afirmava que o bolsa família já existia no tempo dele, mas não de forma agrupada, e acusou o Lulinha de unificar esses serviços assistenciais numa coisa só (o bolsa família), para fins eleitoreiros.

    Ele disse também que não há mais diferença entre o PT e o PSDB, no que tange à ideologia, visto que o PT só copiou o que o PSDB introduziu. A disputa agora seria apenas a de quem vai ficar no poder. :)


  109. em Maio 7, 2008 às 1:00 pm Mordechai Cano

    Claudia

    tem pivete, arrastao, assalto e consumo de drogas na sua frente. Isso e pior do que Tsinami, porque acontece todos os dias.

    Rogerio,

    Nao pode haver juros altos como forma de prevenir inflacao, e isso se aplica apenas quando a inflacao e gerada pelo excesso de demando ou de consumo. Juros altos nao garantem investimento algum, ao contrario, op espanta, se o investidor ira buscar capital de giro ou de qualquer especie no mercado.
    Li no globo que o cheque especial estava cobrando mais de 300 % ao ano…e que desconto de duplicata e a mesma coisa…como e que uma economia pode funcionar assim??? como e que o governo fixa juros tao altos se nao esta tomando dnheiro do sistema porque tem um superavit entre as contas correntes???. Continuo sem entender nada.

    Felix

    Eu achei engracadissimo alguem se tomar ao trabalho de vir neste espaco, colar uma das minhas falas e postar ela num outro blog, e um caso de amor ou de profunda adminracao, porque mesmo tentando esculhambar, poderia me esquecer nao???

    A Hillary nao desiste nao, acabo de ver ela na CNN.


  110. em Maio 7, 2008 às 1:03 pm Mensageiro do Apocalipse

    Mordechai, você se esqueceu de mencionar “defenestração de crianças”.


  111. em Maio 7, 2008 às 1:11 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Ainda me lmebro, nos idos dos anos 80, a claudia ainda er aum bebede colo :-) e eu ja’ frequentava os comicios do PT. O lula emocionava! E eu nem me snetia enganado! Mas uma frase que ele vivia falando e agora vejo que estava certissiom:
    “Cpmanheiros..e’ tudo farinha do mesmo saco!”
    E ele tinha toda razao! Inclusive ele mesmo!


  112. em Maio 7, 2008 às 1:28 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Alias,
    cade o petroleo?


  113. em Maio 7, 2008 às 1:29 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Cade o Zemane’?


  114. em Maio 7, 2008 às 1:41 pm Cláudia

    Mordechai
    Se quiser criticar o Brasil, critique, mas faça pelos motivos certos. A Europa está infestada de assaltantes e os Estados Unidos são os maiores consumidores de cocaína do mundo.

    Defenestração de crianças, Mensageiro? Qual a estatística de crianças jogadas pela janela aqui no Brasil? E de pais que mantém filhas no porão para manter relações sexuais com ela? Você vê o Mordechai falando mal do país dele por acaso? Então por que você corre a concordar com ele quando fala do Brasil? Se preserve um pouco.


  115. em Maio 7, 2008 às 1:44 pm Mordechai Cano

    Claudia

    leia com atencao o que vou escrever/…..

    CONHECO A EUROPA MAIS DO QUE O BRASIL E NUNCA, EU DISSE NUNCA SOUBE DE ASSALTOS NAS PRAIAS, DE ARRASTOES ,DE ASSALTOS A TURISTAS ETC

    TODOS NO MUNDO SABEM QUE A VIUOLENCIA URBANA NO BRASIL TEM PROPOCOES ENDEMICAS, MENOS VOCE…ESPERO QUE, A PARTIR DE AGORA VOCE TENHA TOMADO CONHECIMENTO.


  116. em Maio 7, 2008 às 1:45 pm Mordechai Cano

    Mensageiro

    nao sei o que seja defenestracao.


  117. em Maio 7, 2008 às 1:47 pm Mordechai Cano

    ALIAS CLAUDIA

    OS USA SAO OS MAIORES CONSUMIDORES DE TODAS AS COISAS QUE EXISTEM e nunca soube de arrastao em praias americanas nem de assaltos em praisa nem de venda e uso de cocaina nelas.

    Os patriotas nao precisam serem mentirosos> voce pode amar o seu pais apesar de tudo isso, mas negar ou dizer que os outros tambem tem , e bobagem.


  118. em Maio 7, 2008 às 1:48 pm Mordechai Cano

    Renovacao do passaporte:

    o consulado canadense leva 3 semanas para entregar.

    O Ministerio de interior no canada te entrega o passaporte em casa 10 dias pois de ter feito todos os tramites.


  119. em Maio 7, 2008 às 1:49 pm Mordechai Cano

    Massa

    bebe de colo??? bondade sua!!!! heheheheheh


  120. em Maio 7, 2008 às 1:50 pm Mordechai Cano

    correcao…o consulado brasileiro leva tres semanas

    ( ainda aprendo a escrever)


  121. em Maio 7, 2008 às 1:50 pm Mensageiro do Apocalipse

    Calma, Claudinha… Escapuliu…

    Mas você tem razão, elas são bem mais espancadas, sufocadas, abandonadas, faqueadas, baleadas, afogadas, mutiladas … do que defenestradas.


  122. em Maio 7, 2008 às 1:50 pm Mordechai Cano

    .


  123. em Maio 7, 2008 às 1:51 pm Cláudia

    Não é preciso mentir muito menos manipular como você vive fazendo. Para que não sei.


  124. em Maio 7, 2008 às 1:52 pm Mordechai Cano

    mensageiro

    uau…essa sua utima foi mortal…


  125. em Maio 7, 2008 às 1:53 pm Mordechai Cano

    Claudia

    tu nao tens jeito….sabes que desisti de voce ha muito tempo.


  126. em Maio 7, 2008 às 1:53 pm Mensageiro do Apocalipse

    Mordechai, “defenestrar” é o mesmo que: “jogar fora pela janela”.


  127. em Maio 7, 2008 às 1:57 pm Rogério

    Mensageiro

    Com certeza, a luta é para ver quem fica no poder para variar, claro que o Lula se aproveita dos dividendos eleitorais. Pelo menos vejo algo de bom nesta lama toda, os próximos candidatos irão neceessáriamente ter que incluir o povão, pelo menos no discurso, em seus projetos de poder, é um avanço da democracia.


  128. em Maio 7, 2008 às 2:00 pm Mordechai Cano

    Claudia

    Nao falo mal de Isrel porque nada ha a falar. Voce pode ir as nossas praias a qualquer dia do dia ou da noite que nao sera incomodada por ninguem.
    Ninguem te assalta na rua ( so nas lojas).Nao temos violencia urbana e os casos que acontecem sao isolados nada endemico como o Brasil.
    A nossa policia e eficiente e nao alivia ninguem.
    Politocos e funcionarios publicos tem medos dos Juizes e estes so Temem a D-eus.
    Somos um pais pequeno e que funcionamesmo cercado por inimigos e no meio dos ataques diarios as nossas cidades, conseguimos manter uma civilidade que e exemplo no mundo inteiro. Estamos longe da perfeicao, mas somos sim um exemplo de cidadania,num pais em guerra constante meninos vem do exterior, onde estao seguros, cumprir com o servico militar.
    Presidentes tem qque renunciar por denuncias de abusos e filhos de ex primeiros ministros cumporem pena por crime eleitoral.
    Agora me diga o que e que posso criticar.


  129. em Maio 7, 2008 às 2:01 pm Cláudia

    Não precisa se preocupar que eu não desisti de você, Mordechai.


  130. em Maio 7, 2008 às 2:02 pm Mordechai Cano

    Mensageiro, entendi…nao consigo ler a respeito desse caso….me chica tanto que nao posso nem ler.


  131. em Maio 7, 2008 às 2:03 pm Mordechai Cano

    claudia

    eu sei, eu sei…


  132. em Maio 7, 2008 às 2:04 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Claudia,
    Voce entao nega que a violencia urbana no brasil tem niveis epidemicos?
    O fato de s econsumir cocaina nos EUA reduz estes niveis no brasil? Nao entendi…sou burro..
    Estatisticamente, do ponto de vista de criminalidade, punicao, voce esta’ mais seguro no primeiro mundo do que no segundo.
    Alem de que a estatistica no brasil e’ pobre. Muita coisa aocntece e voce nem sabe!


  133. em Maio 7, 2008 às 2:07 pm Mordechai Cano

    Massa

    voce e burro msmo se nao entende o raciocinio da claudia

    Como os EUA sao oa maiores consumidores de cocaina, entao o Brasil nao cosome cocaina alguma.

    como existem assaltos e violencia na europa., entao nao eiste violencia alguma no Brasil???

    Tendeu agora!!!???%%%^^^&&&***^^$#@$^*(


  134. em Maio 7, 2008 às 2:09 pm Rogério

    Mordechai

    Pelo que sei, é o que todos falam, basicamente os juros são mantidos altos para conter a demanda, a fim de conter a inflação, ao aumentar os juros o intuito é este mesmo, frear o crédito e o consumo, o Brasil possui sua capacidade de produção, se abaixar muito os juros, melhorando portanto as condições de crédito naturalmente a demanda irá aumentar, como a capacidade de produzir será pequena frente à um aumento de consumo, irá faltar mercadorias no mercado, aplicando a velha lei da oferta e da procura, esses bens aumentarão de preço.
    Poderia ser pior se por conta do cambio valorizado não houvesse esse aumento das importações para suprir esta demanda.
    Com o aumento dos investimentos na produção, aumentando-se a capacidade de produção é possível abaixar os juros, o BC tem que ficar de olho e ir promovendo este ajuste fino pois é melhor ter uma atividade economica menor com inflação baixa, todos os países do mundo atualmente levam em conta a estabilidade monetária, é a base para o crescimento sustentável.


  135. em Maio 7, 2008 às 2:10 pm Cláudia

    Ao contrário, Massaranduba, o consumo de cocaína nos Estados Unidos aumento o nível de violência no mundo.


  136. em Maio 7, 2008 às 2:11 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    captei amado mestre!
    Deve ser pela mesma razao que ingles nao faz sexo, dado que todo sexo e’ feito na franca..


  137. em Maio 7, 2008 às 2:13 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Puxa Claudia e’ verdade?
    Na minha ignorancia, eu nunca vi um numero relacionado os dois!
    E cheirar cola nas ruas de sao paulo? Aumenta a violencia no mundo?


  138. em Maio 7, 2008 às 2:14 pm Mordechai Cano

    Meu discipulo Massa

    O Sabio Chaidemor Onac te inspirou!!!


  139. em Maio 7, 2008 às 2:14 pm Rogério

    Mordechai

    Os juros bancários são altos pois não há tanta competição entre eles para conquistar clientes tomadores de empréstimo, já que é rentável e seguro emprestar para o governo, dadas as taxaa de juros oficiais, a SELIC, serem altas. Se estas taxas cairem à um patamar razoável, os bancos passarão a disputar clientes no mercado e estas irão cair, realmente estes juros do cheque especial são uma afronta, pois não justifica-se simplesmente pelo spread.


  140. em Maio 7, 2008 às 2:16 pm Mordechai Cano

    Rogerio

    eu entendo o que voce escreve, so que essa teoria e totalemte inaplicavel no caos do Brasil.
    Os Juros aumentam-se quando ha, de fato, uma tendencia inflacionaria, e quando esta inflacao e de demanda.

    Juros do tamanho do Brasil geram inflacao de custos, poque os bancos faturam e as emrpesas repassam ao consumidor.


  141. em Maio 7, 2008 às 2:16 pm Mensageiro do Apocalipse

    De acordo, Rogério.
    Acho até bom mesmo o PT ter abandonado essa tal de ideologia, senão o Brasil poderia correr o risco de se tornar uma Cuba ou Venezuela. Não vejo sentido em arrumar um inimigo, como os EUA ou o FMI, para justificar um monte de absurdos. Acho que o mais correto é, sempre que possível, não ficar criando intrigas e tocar o barco da forma mais harmoniosa possível.


  142. em Maio 7, 2008 às 2:27 pm Rogério

    Mordechai

    Estou entendendo seu ponto de vista, está na verdade critticando as ações do BC, mas para que eu possa entender melhor esta situação, por que razões acredita que ao abaixarem mais os juros, não haverá inflação? Há quem diga também que o BC exagera, eu realmente não possuo conhecimentos suficientes para entender com mais profundidade, mas parece que nem os economistas, pois estes divergem com frequencia.


  143. em Maio 7, 2008 às 2:32 pm Cláudia

    Francamente, Massaranduba, não é tão difícil assim estabelecer a relação entre consumo de drogas e violência. Quem controla o tráfico e de que forma? Quanto maior o consumo, maior o poder dessas figuras e, consequentemente, maior a violência sem a qual os pontos de distribuição não são mantidos.


  144. em Maio 7, 2008 às 2:33 pm Rogério

    Mordechai

    Faz sentido o que falou da inflação de custos, deve mesmo haver algo de podre por trás disto tudo, porém não acho possível que o BC esteja fazendo este discurso e não haver tanta gritaria, como havia na época de FHC. Vejo lógica no que fala pois não considero normal um banco crescer trinta por cento( e quando as industrias crescem 8 por cento, soltam rojões) e todos acharem isso normal. Tudo bem que o sistema financeiro deve ser sólido, mas no Brasil o exagero é evidente.


  145. em Maio 7, 2008 às 2:49 pm Cláudia

    Mas a questão não era essa e, sim, o Mordechai ter dito que no Brasil se consome “drogas na sua frente”. Quis provocá-lo lembrando que, a despeito de não se consumir drogas na frente dos outros, os Estados Unidos ainda são o maior consumidor de cocaína. Problema cuja solução depende obviamente, como qualquer outro, de ter sua existência reconhecida, antes de mais nada.


  146. em Maio 7, 2008 às 3:18 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Legalizacao…
    Interessante. Mas perigoso


  147. em Maio 7, 2008 às 3:21 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Claudia,
    acho voce equivocada. E na holanda onde a droga e’ discriminalizada.
    Eles sao responsavies pela violencia na europa?
    Ou eles conpmram “legalmente” direto do cartel na colombia?


  148. em Maio 7, 2008 às 3:27 pm Mordechai Cano

    Rogerio

    as coisas no brasil se passam de uma forma que voce duvida se todos os diplomas que tem servem para alguma coisa.


  149. em Maio 7, 2008 às 3:29 pm Mordechai Cano

    Rogerio
    Os huros altos segurama de manda e , no caso do brasil, elevan =m os custos financeiros


  150. em Maio 7, 2008 às 3:31 pm Cláudia

    Se são responsáveis eu não sei e acredito qninguém sabe, Massaranduba, mas que há relação há entre consumo e violência.


  151. em Maio 7, 2008 às 3:33 pm Mordechai Cano

    apertei o botao errado…

    continuo…

    Os juros altos seguram a demanda porqueencarecem o credito e tambem, aumentam os custos dos pordutos posto que este custo e repasso ao cinsumidor nos precos dos produtos.

    Os juros baixos estimulam as empresas a investir e os investirdores a investir nas empresas. Os juros altos criam um circulo perverso de odos ganharem dinhero sem arriscar nem mexer no dinheiro.
    Quando tem banco que paga 3% ao mes, ninguem vai por grana em projetos industriais.

    Aqui os bancos pagam 3% AO ANO, no Brasi, AO MES.

    E absurdo e continuo sem entebner porque o governo faz isso, se os dados que voce mostrou sao verdadeiros.


  152. em Maio 7, 2008 às 3:41 pm Cláudia

    Mordechai
    A hiperinflação no Brasil foi controlada há menos de 15 anos e ainda está na memória. Este governo não quer nem saber de correr o risco de sair com uma mancha dessas.


  153. em Maio 7, 2008 às 3:43 pm Cláudia

    Por outro lado se a atual taxa de crescimento não é plenamente satisfatória também não torna nossa vida uma desgraça, embora você não concorde com isso, eu sei.


  154. em Maio 7, 2008 às 3:48 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Exatamente meu ponto.
    nao e’ um unico pais ou consumidor responsavel pela violencia no mundo inteiro.
    Quer dizer que o consumo de cocaina na espanah e’ repsonsavel pela violencia nas favelas?


  155. em Maio 7, 2008 às 3:49 pm Carlos Massaranduba (Direto do Eden)

    Os brasileiros consumidores de droga sao muito mais responsaveis pela violneciano brasil do que os americanos consumidores de droga.
    Entao pode-se concluir que os unicos responsaveis pelos favelados sao os branquinhos da classe media alta que cheiram cocaina.


  156. em Maio 7, 2008 às 3:53 pm Mordechai Cano

    Claudia

    ninguem faz zuma politica economica e de juros baseado no que aconteceu 15 anos atras.

    Que grande bobagem que voce escreveu. O pais deveria crescer considerando todos os que estao no mercado de trabalho e os milhoes que entram no mecado a cada ano.
    Um pais deveria crescer de formas que nao fosse necesaria a caridade do governo, tambem chamada de assintencia.
    Um pais deveria crescer de formas nao somente de manter, mas melhorar o nivel de vida de todos os seus cidadaoes, e nao apenas se conformar em comer merda todos mos dias, poque, pelo menos ha algo que comer.
    Um pais deveria ter uma populacao de vencedores nao de conformistas que aceitam qualquer coisa e dizem que nao esta uma desgraca.


  157. em Maio 7, 2008 às 3:54 pm